Como garantir a segurança nos pagamentos online

A preocupação com a segurança online tem vindo a aumentar. Saiba como garantir segurança nos pagamentos online com a Redunicre.

O e-commerce está a crescer exponencialmente e a necessidade de os negócios acompanharem esta evolução é cada vez maior.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados, pelo que à mínima falha, clicam imediatamente no website concorrente.

Como garantir a segurança nos pagamentos online - Blog Redunicre

A título de exemplo, um dos principais motivos que levam um utilizador a abandonar o carrinho de compras e a cancelar a sua encomenda é a falta de segurança sentida pelos clientes na hora de efetuar os pagamentos online.

Apesar do comércio online estar cada vez mais presentes no quotidiano das pessoas, ainda existe uma grande preocupação e várias dúvidas sobre os pagamentos online.

Cabe às empresas desmistificar estes receios e questões, através da adoção de medidas e soluções de segurança ao longo da sua plataforma, especialmente no momento de checkout.

Saiba como garantir a segurança nos pagamentos online dos seus clientes, na sua plataforma de e-commerce.

5 estratégias para garantir a segurança dos pagamentos online

1. Certificados de Segurança

O certificado de segurança mais comummente conhecido para oferecer pagamentos online é o Certificado TLS (Transport Layer Security). Esta é a forma de transformar um endereço “http” em “https”, que indica aos utilizadores que um website é seguro.

Provém do certificado SSL (Secure Sockets Layer) e confere-lhe credibilidade aos olhos do cliente, reforçando a sua relação com o mesmo. Este protocolo é usado para se comunicar de forma segura em toda a rede, evitando a adulteração e fraude no email, navegador, mensagens, entre outros.

O Certificado TLS é apenas um dos vários selos existentes que pode e deve adquirir para a sua loja online.

2. Política de privacidade

A política de privacidade de um website consiste na informação partilhada com o cliente acerca das práticas utilizadas no mesmo. Esta deve ser transparente, acessível e de leitura simples.

Alguns dos dados que devem constar na sua política de privacidade podem ser a identificação da entidade responsável pelo tratamento de dados e o respetivo titular, que tipo de dados pessoais a sua empresa trata, as respetivas fontes e qual é a sua finalidade, como é que os dados, nomeadamente no que diz respeito aos pagamentos online, são protegidos, entre outras informações.

Pode complementar a sua política de privacidade com uma secção no seu site, com as conhecidas “perguntas frequentes” (FAQs).

3. Informações claras

Intimamente relacionado com o ponto anterior, é importante partilhar informações verdadeiras e transparentes que não levem o cliente a desconfiar da empresa.

Para além da política de privacidade, cookies e de tratamento de dados, ao longo do site, deve disponibilizar todas as informações sobre os produtos, incluindo as contraindicações ou os perigos de o utilizar, por exemplo, e no caso dos serviços, todas as condições que o cliente deve ter em conta ao aderir ao serviço, bem como as regras para trocar, devolver ou cancelar encomendas, custos e taxas adicionais.

4. Opções de pagamento variadas e seguras

Uma das razões que leva os utilizadores a abandonar uma loja online no momento de efetuar o pagamento das suas compras é o facto de não existirem opções de pagamento online variadas e/ou os mesmos não transmitem segurança para os utilizadores.

Para além das opções habituais – cartão de crédito e de débito, MBway, Referência de Multibanco, Paypal, entre outras – a Redunicre oferece duas soluções de pagamentos online seguras, rápidas e mais adequadas ao seu negócio digital:

  1. A primeira adequa-se a quem procura lançar um site e quer integrar uma solução de pagamentos, através de uma plataforma de e-commerce no seu website;
  2. A segunda opção é a ideal para quem não pretende ter soluções tão robustas de e-commerce.

Neste caso, existe a opção Redunicre@Payments, através do qual pode enviar um simples link por email ao seu cliente para este poder fazer o pagamento e, após o pagamento ter sido feito, recebe uma confirmação do mesmo e receberá o valor na sua conta bancária de forma automática.

A Redunicre promove a segurança de todas as transações através do protocolo 3DSecure da Visa e Mastercard.