E-commerce: porque devo aderir?

Ainda está indeciso sobre aderir ou não aderir ao e-commerce? Veja todas as suas dúvidas esclarecidas com a Redunicre.

O e-commerce oferece cada vez mais benefícios para as empresas, sejam elas de menor ou maior dimensão.

De acordo com relatório de 2019 da Ecommerce Europe, os números das compras online vão continuar a crescer, incluindo em Portugal.

São mais de 75.000 empresas que atualmente vendem bens e serviços online na Europa. O volume de negócios do comércio eletrónico europeu, no ramo Business to Consumer (B2C), está a crescer a um ritmo frenético, em torno dos 13% e a atingir 621 milhões de euros em 2019, sendo que o gasto médio por consumidor ultrapassa os 1.460€. Este é um verdadeiro alerta para os negócios que ainda estão a ponderar aderir ao e-commerce.

O e-commerce em Portugal

Os países que mais contribuem para o volume de receitas total, que rondam os 363 mil milhões de euros, são a Holanda, Bélgica, Inglaterra, Irlanda, França, Luxemburgo e Alemanha.

Quanto ao Sul da Europa, onde se encontram países como a Croácia, Chipre, Itália, Malta, Turquia, Espanha e Portugal, os dados deste estudo são os seguintes:

  • Penetração da Internet: 77%
  • Percentagem de compradores online: 47%
  • Gasto médio anual: 1.030€
  • Crescimento médio de gastos: 6,36%

No que fiz respeito exclusivamente a Portugal, a taxa de penetração da Internet ronda os 75%, em que 50% faz compras online, tendo alcançado um crescimento do volume de negócios de 9,73%, face a 2018, representando cerca de 2,78% do PIB português.

É ainda possível observar dados do comportamento do consumidor, tais como o método de pagamento online mais utilizados, os métodos de entrega com mais adesão e os retalhistas preferidos.

Em termos de métodos de pagamento mais utilizados, encontra-se em primeiro lugar o cartão de débito, seguido do cartão de crédito, MB WAY e PayPal.

75% dos portugueses escolhe receber as suas encomendas em casa, 25% prefere receber as encomendas no seu local de trabalho, 19% prefere levantar no posto de correios, 10% em lojas de encomendas e 11% em lojas de retalhistas.

Benefícios do e-commerce para os negócios

Alcance sem fronteiras

O e-commerce consegue proporcionar-lhe vantagens que as lojas físicas não conseguem oferecer.

24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano e sem limites geográficos: esta é a principal vantagem do comércio eletrónico. Não há um horário de funcionamento, folgas, nem uma localização específica. As lojas online estão abertas e disponíveis para o cliente a toda a hora, em qualquer parte do mundo.

Mesmo com a sua loja física encerrada aos sábados e domingos, pode continuar a vender e a angariar mais clientes através da sua loja online.

Custos operacionais reduzidos

Uma plataforma de e-commerce não tem uma renda fixa mensal dos espaços, equipamentos, mobiliário ou staff de grandes dimensões. Uma loja online acarreta custos muito mais reduzidos do que uma loja física, apesar de necessitar de fazer um investimento inicial em fotografar todos os produtos, disponibilização de informação sobre a empresa e sobre os produtos/serviços, manutenção regular do site, custos de criação da plataforma ou de integração de uma solução de pagamentos online.

Neste âmbito, a Redunicre disponibiliza duas soluções para quem quer lançar os seus negócios online:

  1. A primeira dirige-se a quem tem capacidade de lançar um site e quer integrar uma solução de pagamentos, através de uma plataforma de e-commerce no seu website;
  2. A segunda dirige-se, assim, a quem não pretende ter soluções tão robustas de e-commerce. Neste caso, existe a opção Redunicre@Payments, através do qual pode enviar um simples link por email ao seu cliente para este poder fazer o pagamento e, após o pagamento ter sido feito, recebe uma confirmação do mesmo e receberá o valor na sua conta bancária de forma automática.

A Redunicre promove a segurança de todas as transações através do protocolo 3DSecure da Visa e Mastercard.

Experiência do consumidor única

Um dos pontos mais atrativos do e-commerce é conseguir trabalhar a relação com o cliente, proporcionando-lhes uma melhor experiência de compra através do seu negócio online.

Esta melhoria pode ser conseguida através de preços mais competitivos, oferecendo preços com desconto e exclusivos para clientes online, e tornar o ato de compra mais rápido e simplificado.

Para além dos clientes conseguirem localizar os seus produtos e toda a informação sobre o seu negócio em poucos cliques, consegue registar o seu comportamento e oferecer produtos que vão ao encontro do seu perfil.

Os métodos de pagamentos também devem ser o mais simples, rápidos e seguros possíveis, para transmitir uma maior credibilidade e agilidade junto dos clientes.

Aqui, pode contar com a ajuda da Redunicre que o ajuda a simplificar os métodos de pagamentos online. Com as soluções Redunicre, E-commerce ou Redunicre@Payments, como mencionado acima, aceitando cartões de débito e crédito Visa e Mastercard.

Estas soluções de venda online da Redunicre regem-se pelos mais elevados padrões de segurança existentes atualmente: o 3D Secure, desenvolvido pelas principais marcas internacionais com o objetivo de transmitir uma maior segurança às transações online.

Acompanhamento e monitorização

Qualquer negócio online pode ser controlado e mensurado através de sistemas de análises de dados, que fornecem informações sobre o desempenho atual da sua plataforma de e-commerce, tais como a faturação, tráfego, volume de transações, ticket médio, entre outras.

Estes dados são indispensáveis para conseguir ajustar cada vez mais a estratégia do seu negócio, bem como os seus esforços de marketing e vendas, às necessidades e exigências dos clientes, conseguindo atingir mais e melhores clientes.

Para além destes dados, através de uma plataforma de comércio eletrónico tem acesso ao comportamento dos seus clientes: que produtos mais procuram, de que forma chegam ao seu site, em que dias da semana tem mais tráfego e a que horas do dia será melhor comunicar com eles, entre outros.

Comunicação direcionada

Com os dados obtidos no ponto anterior é possível conhecer melhor os seus públicos-alvo, direcionar a comunicação e segmenta-la de acordo com as necessidades do cliente.

A título de exemplo, quando um cliente subscreve a sua newsletter e partilha dados pessoais, como nome, idade, género, profissão e localidade, as empresas que apostam no e-commerce podem traçar uma persona e direcionar as suas campanhas de comunicação mais ajustadas ao perfil e dados dos seus consumidores.