Como reduzir o stress no trabalho?

Gerir um negócio não é fácil. Está em constante pressão e stress, o que acaba por afetar a sua produtividade e até a sua saúde. Saiba como reduzir o stress no trabalho.

Gerir um negócio, por muito pequeno que seja, é um desafio. Estar sob pressão constante, cumprir prazos, orientar equipas, gerir produtos, serviços e tantas outras tarefas, contribuem para o aumento dos níveis de stress no trabalho.
Um profissional perante situações de grande stress pode sentir-se desmotivado, pouco produtivo e frustrado.

Como reduzir o stress no trabalho? - Redunicre Blog

Pode, até, ter impactos negativos na sua saúde física e mental. Por isso, é importante saber lidar com o stress no trabalho e deligar-se para não prejudicar o seu bem-estar. A Redunicre ajuda-o!

Liberte-se do stress em poucos passos

1. Mantenha a organização

Grande parte do stress no trabalho surge devido à desorganização. Deve ter perdido a conta às vezes em que se esqueceu de fazer alguma tarefa e/ou teve de a concluir num terço do tempo habitual porque a data de entrega era mais cedo do que esperava. E, como o velho ditado diz “rápido e bem, há pouco quem!”.

Para evitar estas situações de pressão e stress no trabalho, comece a semana a organizar a sua agenda. Todas as segundas-feiras de manhã, ou domingos à noite, se preferir, aponte todas as tarefas, eventos e compromissos que terá nessa semana.

Atribua prioridades a cada tarefa e identifique as que são mais urgentes, a uma cor diferente, por exemplo, para conseguir ter uma visão mais clara daquilo que tem para fazer e até quando.

2. Coloque o negativismo de lado

Iniciar a semana com pensamentos negativos não irá ajudá-lo a combater o stress no trabalho. Muito pelo contrário! Irá sentir-se cansado, desmotivado e com altos níveis de ansiedade, muito antes de começar a trabalhar.

Mesmo em momentos menos bons, tenha uma visão positiva e foque-se em encontrar a melhor solução para os seus problemas.

Nestes casos, é importante manter-se motivado e ajudar os colegas ou os colaboradores a não desanimar. Lembre-se: desmotivação gera desmotivação.

3. Faça pausas e descanse corretamente

Fazer pausas durante o dia é essencial para lidar com o stress no trabalho. Num momento de pressão, muitas vezes a solução está em parar e arejar as ideias, para depois voltar com mais energia e clareza.

Saber parar é importante para manter a sua saúde mental e, até mesmo, física. Quando sentir que está num momento de grande stress e pressão, faça uma pausa. Lanche, hidrate-se, respire ar puro e converse com os seus colegas.

Idealmente, deve fazer pausas de 15 minutos de manhã e à tarde, para além das pausas de almoço ou jantar.

4. Liberte-se do stress

Para libertar o stress que está acumulado em si, tenha à mão objetos antisstress. Estes podem ser uma bola, um caderno de desenhos ou um massajador portátil.

Pode, também, ouvir música ou qualquer outra atividade que o vai ajudar a aliviar a tensão sentida no imediato e a desviar a sua atenção do problema.

Em algumas organizações, a prática de mindfulness é cada vez mais recorrente para os colaboradores conseguirem libertar-se do stress no trabalho e da pressão, ajudá-los a atingir a atenção plena e a focar-se mais facilmente nas suas tarefas.